sexta-feira, 27 de maio de 2011

A impotância da Educação Ambiental no Recife/PE

Educação Ambiental é um novo conceito de educação voltada para a sustentabilidade do ambiente e da sociedade. A problemática do lixo é uma questão urgente e essencial para a qualidade de vida.


EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A SUSTENTABILIDADE

Educação Ambiental é um novo conceito de educação voltada para a sustentabilidade do ambiente e da sociedade que se ver as voltas com problemas ambientais que podem ser revertidos, bem como outros que não podem mais ser modificados. Neste contexto, a mudança de hábitos e paradigmas tem a escola como principal meio de difusão para a melhoria da qualidade de vida das pessoas em geral.
Ainda existe muita confusão com relação aos conceitos básicos da ecologia, por isso é preciso mostrar que ser ecológico ou estudar ecologia não precisa slogans do tipo, “salve o planeta”, “não preciso do meio ambiente quero ele interiro”
Com relação a educação ambiental no Brasil ainda é preciso orientações sobre a prática da educação ambiental, pois a mesma deve ser voltada para a mudança de postura, hábitos e paradigmas para a sustentabilidade ser uma realidade. Em outras palavras é preciso que uma diretriz que seja voltada para o exercício da educação ambiental na formação da cidadania.
 Uma possibilidade é assumir a transformação individual como meio para a sociedade brasileira atingir, ao longo de um certo tempo, uma conduta ambientalmente responsável (transformar-se para transformar). Um outro direcionamento, ao contrário do anterior, considera a transformação individual como decorrente do engajamento do sujeito num projeto coletivo para construção de práticas sociais ambientalmente saudáveis (transformar-se transformando).
Durante milhares de anos o homem fez uso dos recursos naturais de forma irresponsável, tinha-se a falsa idéia de que todos os recursos incluindo a água eram renovável e inesgotável, porém a realidade tem mostrado outras realidades muitas delas não promissora.
Mas a partir da revolução industrial ocorrida no final do séc. XIX houve uma grande transformação na quantidade e na composição dos resíduos gerados pela sociedade. É possível lembrar que a destruição da natureza ou da base material da produção caracteriza a crise ecológica como uma crise de civilização
 De acordo com Vieira (2002, p.32) "as teorias de desenvolvimento econômico do século XX, assim como as políticas econômicas decorrentes, sempre ignoraram a condicionalidade ambiental, considerada apenas uma externalidade".
A problemática do lixo é uma questão urgente e essencial para a qualidade de vida no planeta. O crescimento desordenado das grandes cidades provocado pela expansão da atividade industrial ocasiona impactos ambientais seríssimos, prejudicando as condições de saúde da população urbana. Os problemas causados pelo lixo quando descartado em local inapropriado é um fator que pode causar problemas de saúde a uma população inteira, partindo do principio que até mesmo os recursos naturais são contaminados e que o homem está localizado no topo da cadeia alimentar, isso implica que o homem é o principal agente conataminante e o principal agente sofredor das conseqüências da sua imprudência.
A idéia de preservação ambiental começou na Europa com o início das atividades industriais e os impactos causados por ela. Este cenário promoveu o surgimento da necessidade de contemplação da natureza, e o início de uma consciência ecológica que impulsionou algumas discussões de como conservar as áreas representativas da vida natural no planeta, começando pela necessidade de um consumo sustentável.

2 comentários:

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  2. Se a cidade do Recife/PE tivessem desenvolvido campanhas de educação ambiental, teríamos às condições necessárias não apenas para usufruir desse direito, mas, também, para defen¬dê-lo.
    A educação ambiental estabelece um dos princí¬pios internacionais da proteção ao ambiente, e ex¬pressamente reconhecida na Lei instituidora da Política Nacional de Educação Ambiental. Deve ser implementada como prática edu¬cativa integrada, contínua e per¬manente, no ensino formal e não-formal, em todos os níveis, mas não como disciplina obrigatória, nos currículos das instituições.
    Verifica-se, de forma cada vez mais urgente, a necessidade do equilíbrio entre sociedade e meio ambiente por meio de modelos de gestão dos recursos naturais e com efetiva participação da sociedade.

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