Os processos citados acima são descritos por normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), as quais devem ser seguidas para que seja garantido o mínimo de qualidade aceitável.
UM PRODUTO SUSTENTAVEL
Tijolos ecológicos são produtos ecológicos: é sustentável! Sua composição, seu modo de utilização e as vantagens que proporciona à construção depois de pronta, fazem com que esse produto atenda aos três critérios constituintes do tripé da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.
Tripé da sustentabilidade
SOCIALMENTE EFICIENTE
• Ao contribuir para a redução do déficit habitacional.
• Ao contribuir para a disseminação dos conceitos de sustentabilidade e, consequentemente, para um futuro melhor para as próximas gerações.
• Ao contribuir para a geração de renda.
É ambientalmente eficiente
• Ao gerar menos impacto ambiental durante a fase de projeto das construções, promovendo a criação de processos padronizados que visem à rapidez dos mesmos e à seleção de processos, tecnologias e insumos adequados ao conceito de sustentabilidade para as etapas seguintes (execução e utilização)
• Ao gerar menos impacto ambiental durante a fase de execução dos projetos, promovendo a utilização de processos, tecnologias e insumos que sejam ecologicamente amigáveis, uma vez que estes são fabricados por meio de processos e pela utilização de matérias-primas menos impactantes, contribuindo na redução do consumo de energia elétrica e água e na redução da produção de resíduos sólidos e efluentes
• Ao gerar menos impacto durante a utilização das construções, promovendo a redução do consumo de energia elétrica e água e a redução da produção de resíduos sólidos e efluentes (durante reformas, por exemplo)
É economicamente eficiente
• Ao gerar impostos para os governos, uma vez que a empresa é registrada
• Ao gerar renda para os colaboradores da empresa
• Ao promover a redução de custos durante as execuções dos projetos de construções sustentáveis, aumentando a produtividade, a redução de desperdício de material e tempo e a minimização de retrabalho
• Ao contribuir na construção de obras que, ao ficarem prontas para utilização, durarão mais e gerarão menores custos em manutenção, consumo de água e de energia
20 Vantagens para você construir com os Tijolos Ecológicos
1. Economia do custo final em até 50% da parede de tijolo ecológico em relação ao uso de tijolo 6 furos;
2. Diminui o tempo de construção em 30% com relação a alvenaria convencional, devido aos encaixes que favorecem o alinhamento e prumo da parede;
3. Estrutura – As colunas são embutidas em seus furos, distribuindo melhor a carga de peso sobre as paredes. CRIANDO UMA ESTRUTURA MUITO MAIS SEGURA!
4. Economia de 100% no uso de madeiras nas caixarias dos pilares, vergas e contra-vergas;
5. Economia de até 100% da massa de assentamento, (os tijolos modelo Tijoltec, possuem encaixe perfeito e não necessita massa de assentamento);
6. Economia de 50% de ferro;
7. Os Tijolos Ecológicos são curados com água e sombra, diferente dos tijolos convencionais que dependem da queima de milhares de lenhas em fornos, contribuindo demasiadamente com o aquecimento global e com desmatamentos;
8. Durabilidade maior do que o tijolo comum, pois chega a ser até 6 x mais resistente;
9. Alivia o peso sobre a fundação evitando gastos desnecessários com estacas mais profundas e sapatas maiores;
10. Fácil acabamento. Se preferir não precisa rebocar e pintar, economizando mais ainda. Os Tijolos Ecológicos já possuem um lindo acabamento, semelhante aos tijolos aparentes, necessitando o uso de apenas um impermeabilizante a base de silicone ou acrílico, e rejunte flexível (varias cores da vedacit e votaran);
11. Revestimento é simples usando-se direto sobre tijolo apenas uma fina camada (2 a 3 mm) de reboco, textura, gesso ou graffiato;
12. O assentamento dos azulejos é direto sobre os tijolos;
13. Obra mais limpa e sem entulhos;
14. Acústica – Como o tijolo ecológico possui dois furos, as paredes formam um isolamento acústico, diminuindo os ruídos provocados na rua para o interior da casa.
15. Isolamento Térmico (calor) – O furo dos tijolos, são importantes pois formam câmaras térmicas evitando com isso que o calor que esta do lado de fora penetre no interior da residência. Com isso a temperatura interna é inferior à externa. UMA CASA BEM FRESCA NAQUELES DIAS DE CALOR INTENSO!
16. Isolamento Térmico (frio) – Com o Frio acontece ao contrario, pois a temperatura da casa fica mais quente do que a externa. TEMPERATURA SEMPRE AQUECIDA NOS DIAS FRIOS!
17. Proteção de Umidade – Esses furos também propiciam a evaporação do ar, evitando com isso, a formação de umidade nas paredes e interior da construção, que causa danos à saúde e danos materiais.
18. Instalações Hidráulicas – Toda a tubulação é embutida em seus furos dispensando a quebra de paredes, como na alvenaria convencional. SEM DESPERCÍOS COM “QUEBRA-QUEBRA”!
19. Instalações Elétricas – Como as instalações hidráulicas, também são embutidas nos furos, dispensando conduítes e caixas de luz, podendo os interruptores e tomadas serem fixados, diretamente sobre os tijolos.
20. A PRATICIDADE DESTE TIJOLO FARÁ SUA OBRA SER MUITO MAIS RÁPIDA!
Fonte: http://www.ecologicconstrucoes.com.br/tijolo-ecologico/
Nenhum comentário:
Postar um comentário